segunda-feira, 17 de agosto de 2015

MITOS E INVERDADES SOBRE CASTRAÇÃO EM GATOS

1 - ANIMAIS CASTRADOS FICAM GORDOS/PREGUIÇOSOS 
Alguns animais, castrados tardiamente que não possuem uma alimentação adequada e controlada, com horários, realmente podem ter um aumento de peso, mas isso pode ser solucionado com o aumento de ingestão de patê em lata - o que causa o aumento de peso são os carboidratos da ração, que os gatos não conseguem processar por serem carnivoros estritos - e mais brincadeiras com o seu animal ou/e enriquecimento ambiental com rampas, arranhadores, etc, onde eles possam se exercitar. 

Brincadeiras também são importantes

Lembrando que a obesidade de cães e gatos já é uma doença em níveis epidêmicos em vários países do mundo, não se restringindo a animais esterilizados.

A castração precoce - de filhotes - na grande maioria das vezes evita o sobrepeso dos animais.

Gatos castrados são mais CALMOS e TRANQUILOS em relação ao comportamento sexual, pois não sofrem com stress do cio e reprodução. Imagine você passando dias sem comer, sem beber e sem dormir por uma necessidade instintiva causada por hormônios?


2 - A CASTRAÇÃO CAUSA PROBLEMAS URINÁRIOS NOS MACHOS 
A castração não influencia nos órgãos do sistema urinário do animal, uma vez que apenas os TESTÍCULOS são retirados.

Na castração precoce ( animais entre 2 a 5 meses de idade ), o TAMANHO DO PÊNIS pode sofrer modificações, pela ausência da testosterona, mas isso não significa que todos os animais castrados precocemente terão problemas urinários.

Problemas urinários, assim como nas pessoas, podem ser resultados de varias causas, desde disposição genética para cálculos, baixo PH urinário, disfunções dos rins e, a mais comum, no caso dos gatos, a alimentação inadequada.

Dentes feitos para comer.... grãos?

Gatos são animais que precisam de 75% de umidade em seus alimentos, no mínimo, por serem carnívoros estritos. A ração seca possui 7% de umidade e é isso que estes animais comem, muitas vezes, por toda a vida.

Ração seca com 7% de umidade x patê de lata com cerca de 70% de umidade. 
O que você acha que faz mais sentindo para a saúde do aparelho urinário?

É muito cômodo colocar a culpa em uma cirurgia que o animal passará uma vez na vida do que avisar os tutores sobre um manejo ADEQUADO e PREVENTIVO.

Existem gatos não castrados que já tiveram calculo, problemas renais, etc. E existem animais já idosos que comem ração seca a vida inteira e nunca tiveram nenhum problema urinário também. 

É irresponsável e irreal colocar na castração a culpa por problemas de saúde que possuem tantos fatores para sua ocorrência.


3 - A CASTRAÇÃO É CONTRA A NATUREZA DOS ANIMAIS, DEUS OS FEZ PARA REPRODUZIR, ETC ETC...
Você teria filhos todos os anos da sua vida? Você teria filhos com todas as mulheres/homens com quem teve relação sexual? Gatas raramente tem somente 1 filhote. As ninhadas podem chegar até 8 filhotes, de diferentes pais. 

A natureza também fez homens e mulheres para se reproduzirem assim, mas ninguém com o minimo de bom senso e esclarecimento colocaria tantos filhos no mundo dessa forma.

Não existem lares para todos

Métodos anticoncepcionais como a pilula e camisinha também são “contra a natureza”, mas você os utiliza, certo?

Imagine a sua filha engravidando em seu primeiro ciclo menstrual, com 12-13 anos de idade. 

Uma gata pode engravidar com 5 meses de idade. E com 30 dias após o parto, pode estar prenhe novamente.


4 - NÃO VOU TIRAR O DIVERTIMENTO DO MEU ANIMAL 
O pênis do gato é cheio de ESPICULAS PENIANAS que arranham a vagina da fêmea durante o coito. Os gritos não são de prazer.

Pênis do gato

Durante o acasalamento eles podem adquirir AIDS e LEUCEMIA FELINAS, que são doenças INCURÁVEIS. Machos ficam totalmente destruídos por causa de brigas, podendo perder olhos, pedaços de cauda, serem atropelados atrás de fêmeas, etc.

Imagine VOCÊ carregando 4-6 bebês na sua barriga, tendo que parir todos eles, sem anestesia e sem ajuda, nas ruas, debilitada, tendo que amamentar e cuidar deles por 2 meses e logo estar grávida novamente? 

Isso está longe de ser divertido.


5 - GATOS CASTRADOS NÃO VÃO PARA AS RUAS 
A castração remove testículos, ovário e útero dos animais. Não remove pernas nem o instinto territorial dos gatos, que sempre é muito forte e, muitas vezes, é intensificado após a castração. 

Em colonias de animais castrados, os mesmos não deixam animais não-castrados se aproximarem. Se o seu gato CASTRADO sentir o cheiro ou ver outro gato perto de sua casa, na rua dele, etc, tenha certeza de que ele vai fugir para afugentar o invasor.

Gatos criados exclusivamente dentro de casa podem viver até os 15 anos de idade

A castração é UMA medida de guarda responsável, mas a criação indoor é a unica forma para protegê-los de agressões humanas, atropelamentos, envenenamentos e outros tipos de mortes estupidas.


6 - CASTRAÇÃO É UMA MUTILAÇÃO
Mutilar, de acordo com o dicionário, é DESTRUIR parcialmente. Infligir sofrimento através de corte. 

Durante a castração o animal estará plenamente anestesiado durante o procedimento e não sentirá nenhuma dor. Anti-inflamatórios, antibióticos e analgésicos também são utilizados para que o pós-operatório seja o mais seguro e tranquilo possível, sem dores ou incômodos.

Quanto mais jovem o animal, melhor a recuperação cirúrgica

Filhotes de pé, andando e comendo, com 30 minutos após a cirurgia, é algo comum. 

A castração dá tranquilidade e melhor qualidade de vida aos animais, além de aumentar sua longevidade.


7 - CASTRAÇÃO NÃO FUNCIONA, MINHA GATA FOI CASTRADA E CONTINUA NO CIO
O cio é causado por uma resposta hormonal dos ovários. Na castração são removidos o útero e ovários, as gatas não terão mais descargas hormonais e não entrarão mais no cio.

A SÍNDROME DOS OVÁRIOS REMANESCENTES é um problema causado quando ovários ou parte dos ovários permanecem no corpo do animal após a cirurgia de castração.

Útero e ovários saudáveis em castração minimamente invasiva

O que acontece com fêmeas com ovário remanescente, além do cio? Elas possivelmente terão PIOMETRA DE COTO - pus no pedaço que ficou do útero - câncer de mama e outros problemas de saúde, como se não fossem castradas, já que o ovário continua a liberar hormônios. 

O que fazer? Ultrassom e ter esperança que os ovários possam ser encontrados e retirados. Uma cirurgia bem mais difícil, de maior incisão e mais cara do que uma castração feita em um lugar decente por um bom profissional.


8 - FILHOTES NÃO PODEM SER CASTRADOS / ANIMAIS CASTRADOS FILHOTES NÃO CRESCEM 
A castração precoce, oficialmente, nasceu no Oregan ( EUA ) na década de 70, pelo Dr. Leo Libberman, após perceber que os animais doados não-castrados por instituições de bem estar animal não eram trazidos para serem esterilizados pelos seus donos e, em pouco tempo, estavam recebendo as ninhadas destes mesmos animais. 

A castração precoce assegura que aquele filhote doado NUNCA irá fazer parte do ciclo de abandono novamente.

Eles merecem mais do que uma vida de sofrimento e futuro incerto

Quanto ao tamanho dos animais, trecho traduzido da ASPCA Professional:

“Cães e gatos castrados precocemente apresentaram um crescimento maior do radio e ulna. A baixa influência de hormônios sexuais nos ossos resulta em um atraso no processo de ‘fechamento’ das sínfises ósseas, causando um aumento de tamanho nos mesmos. E não há significância clinica em relação a essa diferença.”

Também não podemos deixar de lado os fatores GENÉTICOS deste animal. Se os pais são grandes, há uma possibilidade dele ficar grande, se os pais forem pequenos ou a mãe sofreu com vermes e desnutrição durante a gestação, os filhotes também podem ficar menores.


9 - MEU GATO É LINDO, QUERO UM FILHOTE IGUAL, QUERO PERPETUAR OS GENES, ETC...
Nenhum animal, nem mesmo um clone, é 100% semelhante ao original. O comportamento e índole do animal, além de fatores genéticos de ambos os pais, também sofre inúmeras influencias que nós, humanos, não podemos prever ou intervir. 

Gatos não tem somente 1 filhote. Eles tem 5,6, até 8. Ninhadas pequenas são bem mais raras. O que você vai fazer com todos esses gatinhos? Vai ficar com todos? Vai repassá-los para seus “amigos e parentes”? E eles serão bem cuidados pelo resto da vida? Você irá castrar, vacinar todos eles e arrumar bons lares?

Provavelmente não. 

1 entre cada 12 gatinhos encontra um bom lar, um lar de verdade, para ser bem cuidado pelo resto da vida. E se você não encontrar donos para todos? E se envelhecerem na sua casa e começarem a reproduzir? O que você vai fazer?


Existem milhares de animais abandonados que perdem suas vidas precocemente todos os dias pelas ruas, de fome, maus-tratos e outros tipos de sofrimento.

Se informe. Leia, pesquise, pergunte. Seja um bom tutor. 

Castração é um ato de amor e responsabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário