Gatos adoram arranhar e utilizam suas garras afiadas o tempo todo. Na natureza, os gatos utilizam suas garras para demarcar território, se defender, se movimentar e escalar. De fato, eles precisam arranhar para remover a camada gasta e superficial das garras, expondo assim as novas.
Cortar as unhas de um gato envolve muitas questões e é importante que você pense primeiro no bem estar do seu gatinho. Mas o que fazer se as garras do gato estiverem causando prejuízo aos móveis da sua casa ou se o gato pega um pouco mais pesado na hora da brincadeira, produzindo vários cortes e arranhões pelo corpo? É normal, esses acidentes acontecem, a gente perdoa e continua amando, rs… mas a brincadeira pode ficar um pouco menos perigosa (para você), se conseguir manter as unhas menos afiadas e “mortais”.
O que muita gente não sabe é que as unhas dos gatos podem ser aparadas regularmente, dependendo do nível de atividade e da maneira com que o gato desgasta-as naturalmente. Alguns proprietários cortam as unhas de seus gatos a cada 30 ou 40 dias, outros preferem cortar a cada 10 ou 15 dias, ou até mesmo semanalmente.
IMPORTANTE SABER: a unha é algo muito valioso para o gato, ele se sente seguro e completo com ela, assim como os dentes, bigodes, audição e visão, elas fazem parte do seu “kit” de caça e sobrevivência. Alguns gatos tem lugares “proibidos” no corpo, que não podem ser tocados, e isso inclui as patas, e esse pode ser o caso do seu gato, mexer ali só vai irritá-lo.
MAIS IMPORTANTE AINDA: gatos que têm acesso à rua precisam das unhas para defesa, caso fiquem acuados ou enfrentem algum perigo, estar sem as unhas vai deixá-lo em desvantagem. Até mesmo para voltar pra casa, auxiliando na escalada de muros e etc, a unha é importante! Infelizmente a rua apresenta muitos perigos e é melhor que eles tenham, no mínimo, uma chance de defesa!
Tenha certeza de que está fazendo isso pelo motivo certo… aparar a unha não vai impedir que eles arranhem a mobília, vai apenas impedir que a unha fique afiada a ponto de te machucar acidentalmente durante as brincadeiras.
Como cortar
Você vai precisar de:
1. Tesoura específica para unha de gato (vendida em pet shops): não use cortadores de unha, alicates de cutícula ou tesouras normais. Objetos que não são próprios para as unhas de gato podem causar um tipo de descamamento da unha, e a unha não vai crescer lisinha, o que gera dor e desconforto no momento em que a unha volta pra dentro do dedinho.
1. Tesoura específica para unha de gato (vendida em pet shops): não use cortadores de unha, alicates de cutícula ou tesouras normais. Objetos que não são próprios para as unhas de gato podem causar um tipo de descamamento da unha, e a unha não vai crescer lisinha, o que gera dor e desconforto no momento em que a unha volta pra dentro do dedinho.
2. Paciência: procure fazer isso nos momentos em que seu gato estiver calmo e relaxado, faça com atenção e sem pressa – caso ele se recuse a ficar parado, o melhor é não forçar. Se o seu gato aceita bem que você mexa nas patas dele, deixe-o confortável no seu colo, de costas para você, e segure a pata em sua mão, com os dedos em baixo e o polegar em cima. Se você já apertou delicadamente os dedinhos, vai ver que as unhas são retrateis, ou seja, elas saem, ficando expostas e mais visíveis.
Depois, olhando mais de perto, você pode ver que existe uma parte transparente, e na parte mais grossa da unha, a que fica mais perto do dedo, é cor de rosa. Fica mais fácil ver contra a luz. Nessa região contém sangue e nervos e não devem ser cortadas. Se os vasos sanguíneos forem atingidos durante o corte, ocorrem hemorragias, inflamações e dificuldades ou dores ao pisar no chão. Será necessário estancar o mais rapidamente possível, utilizando produtos adequados que podem ser encontrados em petshops, permanganato de potássio ou, em último caso, farinha de trigo. O sangramento deve cessar em cerca de 5 minutos.
Se nesse ponto você perceber que o seu gato está tranquilo, apare as outras unhas, uma a uma. Depois de aparar as unhas das duas patas dianteiras, se necessário, apare também as unhas das patas traseiras. Se ele se incomodar durante o processo, pare, espere ele se tranquilizar novamente e continue. Lembre-se que se você não se sentir seguro em cortar as unhas do seu gato sozinho, você pode pedir ajuda ao seu veterinário de confiança, quando fizer isso pela primeira vez.
Alguns gatos após terem as unhas aparadas, podem demonstrar insegurança e mudança de comportamento, pois se sentem vulneráveis e menos protegidos. Fique atento e observe seu gatinho.
O bem estar deles importa muito mais do que alguns arranhões!
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário