domingo, 7 de junho de 2015

COMO FAZER SEU GATO PARAR DE ARRANHAR OS MÓVEIS

Qualquer dono de gato já passou por esta situação, veja como controlar seu gato

sofa arranhado (2)

Por que os gatos arranham?
Arranhar os móveis, tapetes e outros utensílios domésticos é, do seu ponto de vista, um comportamento destrutivo. No entanto, do ponto de vista dos gatos, este é um comportamento natural. Usar as garras é um instinto natural do gato, provocado por uma necessidade biológica de manter suas garras em forma, soltando pedaços e ajudando a deixá-las afiadas. Além disso, ao arranhar, proporciona uma forma de exercício para os ombros, pernas e patas através do alongamento e retração, fortalecendo os músculos que participam da flexão das patas. É, provavelmente, algo que os faz se sentirem muito bem! Ao invés de impedi-lo de fazer, a melhor solução é dar condições para que ele arranhe em local permitido.

Outro motivo que eles têm para arranhar o mobiliário é emocional. Os gatos arranham para afiar as unhas e liber um hormônio que demarca território. Eles têm glândulas odoríferas em suas patas; não é um odor forte, porém, é bastante distintivo. Ao esfregar suas patas (coxins plantares), o animal libera feromônios, demarcando território através do odor. Arranhar objetos é uma forma de anunciar a presença do seu animal para outros gatos e outros animais, e deixar claro que aquele local já tem dono. Paradoxalmente, um gato pode arranhar o seu móvel favorito como uma forma de marcar você como o seu dono ou dona.

Entretanto, preste atenção: arranhões em excesso podem significar estresse do animal. Caso veja esse e outros indícios (inquietação do animal, postura tensa etc.), procure um veterinário.

Proteger a sua mobília e outros itens domésticos não é impossível, mas pode exigir um pouco de criatividade e esforço.

O que fazer para seu gato parar de arranhar móveis?
Se a idéia é respeitar os instintos animais, você terá que buscar alternativas para que seu gato continue praticando seus arranhões. Mas como?

1. Dê opções de lugares para ele arranhar
Compre pelo menos um arranhador para ele se divertir e esquecer dos seus móveis

O gato não precisa necessariamente arranhar os seus móveis. Ele assim o faz porque gosta de testar superfícies diferentes e respeitar o seu instinto. Como os móveis são mais acessíveis em casa, nada melhor do que escolhê-los para isso. Mas existem opções no mercado que podem ajudá-lo.

Os arranhadores são a melhor solução: são feitos de diversos tipos de materiais para que o gato possa afiar as unhas e testar superfícies diferentes sem estragar os móveis de sua casa. Porém, levará tempo para incentivar o seu animal a usá-lo.

Saber o tipo de material que ele arranha com mais frequência também é importante para garantir que seu pet deixará de arranhar os móveis. Para isso, veja o tipo de material do móvel que ele mais arranhou, pois descobrirá de qual gosta mais. Entre as opções estão tecidos, madeira, papelão ou diversas superfícies.

Outro ponto importante é descobrir a altura que ele mais arranha: se for baixa, comprar um arranhador alto não ajudará muito; se for alta e comprar um arranhador baixo, também de nada adiantará. Dessa forma, observe antes a atividade do seu gato de estimação até finalizar a compra do arranhador.

Quanto mais interessante for o tipo de arranhador do seu gato, menos interesse ele terá em arranhar seus móveis, visto que, para ele, não serão algo novo e o brinquedo será mais interessante.

Para dar aquela ajudinha no início, não se esqueça de deixar seu arranhador em local fixo, pois gatos gostam de coisas firmes. Depois, toda vez que ele estiver arranhando o seu brinquedinho, faça carinho, elogie e mostre que está fazendo a coisa certa. Mostrar a ele o que fazer no início, usando suas unhas no arranhador também ajuda. Faça de uma maneira que gere o ruído de arranhar, o que deixará o seu pet bastante curioso.

Um poste de arranhar (arranhador) pode ser a resposta para o seu problema, e quando você comprar o poste, há algumas coisas a considerar.

Resultado de imagem para COMO FAZER SEU GATO PARAR DE ARRANHAR OS MÓVEIS* Ao escolher um poste, procure um que seja pelo menos tão alto quanto o seu felino quando ele fica de pé nas suas patas traseiras. Certifique-se de que ele seja firme e que não tombe sob o peso do seu gato.

* Seja qual for o modelo que você escolher, evite qualquer coisa que seja macia. Um poste de arranhar deve ser como casca de árvore (o elemento natural para gatos arranharem), ou seja, áspero e grosseiro. Isto é totalmente para o seu benefício, pois o seu animal vai adorar, enquanto que a versão macia fará com que ele não aprecie a falta de resistência. Postes com corda de sisal em torno deles são os melhores, e quanto mais áspero ele for, menos convidativo fará que o seu sofá seja.

* É realmente uma boa ideia ter mais de um poste, especialmente se a sua casa tiver mais de um andar, ou se for uma casa grande. Isto irá diminuir as chances do gato arranhar a mobília em outros cômodos. Concentre-se, principalmente, nos cômodos onde você e o seu animal passam mais tempo, ou onde ele gosta de ficar, como salas de estar, salas de TV, salas de jogos, varandas, etc. O local onde ele deve ficar varia de acordo com os costumes do gato, podendo ser perto de onde ele dorme, na entrada da casa ou na divisão de algum cômodo.

* Preste atenção às peças da mobília nas quais o animal gosta de usar as unhas e suas localizações. Se for sempre a cadeira na qual você costuma sentar, coloque um poste perto dela e deixe uma peça da sua roupa no topo por um tempo, ou use a parte superior do poste para colocar alguns itens pessoais, assim, o seu gato o verá como parte de sua marca territorial, da mesma forma como ele vê a sua cadeira favorita. Este é o lugar onde, se você puder pagar, uma árvore para gato mais extravagante, com prateleiras acarpetadas, arranhadores e plataformas onde ele possa deitar, pode se tornar a própria cadeira do seu animal de estimação. Colocar o poste ou a árvore próximo ao seu sofá ou à cadeira favorita pode torná-los ainda mais atraentes; isto é especialmente relevante se ele for extremamente ligado a uma pessoa da família em particular.

* Um tronco de árvore completo com casca pode ser o arranhador ideal. No entanto, isso pode ter a desvantagem de trazer os pequenos bichos que viviam no tronco para dentro de sua casa, por isso, se você não tiver certeza de que o troco está livre de bichos, é melhor que você o deixe do lado de fora, em um local perto da porta dos fundos, como uma espécie de convite para que o seu gato o arranhe bastante antes de entrar em casa.

Enquanto não acha um arranhador com diversas superfícies, pode improvisar um, fazendo em casa mesmo, e até caixas de papelão recortadas podem ser usadas. Pelo menos já dá para ir distraindo o gatinho e evitando alguns arranhões a mais nos móveis. Veja como é fácil, no vídeo a seguir.

https://www.youtube.com/watch?v=co_TmQm9Z18

2. Cubra os móveis que estragam facilmente
Cubra o sofá, ou todos os móveis, com uma capa, ou com plástico, antes de sair.

Mesmo com brinquedos alternativos, os gatos podem dar uma passadinha pelo seu móvel e alguns deles são mais frágeis do que outros.

Cubra os móveis alvos das garras. Algumas peças parecem ficar marcadas como alvos especiais porque o seu animal de estimação acha que elas são perfeitas para as suas garras. Assim, se tiver como fazer uma capa para o seu sofá, é bom para protegê-lo dos possíveis arranhões.

Se o seu animal é do tipo que faz a festa quando você está no trabalho ou fora de casa, uma solução é cobrir os móveis com capas de plástico antes de sair. Eles não gostam de andar sobre plástico por causa do cheiro e do toque, assim você conseguirá passar o dia fora com a tranquilidade de que ele não estará destruindo a casa.

Você também pode tentar colocar balões escondidos debaixo do lençol que cobre a mobília para que eles estourem ao toque de garras afiadas, fazendo com que o susto fique associado à peça da mobília por um bom tempo.

3. Coloque fita dupla face em locais que ele costuma arranhar
Aplique fita adesiva de dupla face sobre a mobília. Os gatos não gostam da sensação pegajosa e não continuarão a fincar as suas garras nessas áreas; a pele sem pelos (couro) das suas patas é extremamente sensível ao toque. Para isso, observe os locais que ele mais gosta de arranhar e cubra com a fita dupla face. 

Resultado de imagem para Nos móveis maiores, aplique a fita adesiva sobre os braços, ou na parte de trás do móvel onde o gato, muitas vezes, gosta de brincar (e se esconder do esguicho de água). Para uma área maior, como um tapete ou carpete, coloque papel contact com o lado adesivo para cima sobre a superfície que você deseja proteger.Nos móveis maiores, aplique a fita adesiva sobre os braços, ou na parte de trás do móvel onde o gato, muitas vezes, gosta de brincar (e se esconder do esguicho de água). Para uma área maior, como um tapete ou carpete, coloque papel contact com o lado adesivo para cima sobre a superfície que você deseja proteger. 


Será preciso deixá-la no móvel por um tempo até que o gatinho desista e associe aquele móvel como algo pegajoso. Depois que passar esse tempo e você vir que ele não procurou mais aquele local, pode retirar a fita.

Mas atenção: compre uma fita dupla face com cola mais fraca para que não estraguem seus móveis.

4. Mostre a ele que não é certo
Diga “Não!”, borrife água para assustá-lo, use mistura de óleo cítrico ou leve-o ao arranhador todas vez que ele estiver arranhando os móveis. Apesar de diversas medidas, pode ser que não queira cobrir os móveis ou não dê para colocar fita dupla face em alguma superfície. Dessa forma, terá que mostrar a ele que não é certo arranhar aquele local.

Resultado de imagem para REPREENDER GATOSUse o seu tom de voz. Um sonoro “NÃO!” sempre que o seu gato chegar perto de uma peça da mobília que ele tenha arranhado pode ajudar a reduzir o seu interesse em fincar as unhas no que quer que seja. Se preferir, chacolhe uma lata cheia de pedrinhas ou moedas para assustá-lo. Em seguida, o coloque ao lado do arranhador como um meio de condicionamento. Não deixe que sua voz transpareça raiva nem faça um discurso irado; lembre-se que ele está simplesmente seguindo instintos naturais, e você é o ser superior com a capacidade de controlar a sua explosão emocional. 

Não é gritando ou batendo no seu gato que conseguirá ensiná-lo. Você deve tratá-lo sempre com carinho, porém de forma que ele entenda que deve sair daquele local e parar com os arranhões. Nunca o repreenda quando ele estiver perto do ou usando o poste. Ele precisa associar esse novo objeto com fatos agradáveis e felizes. 

Uma maneira é borrifar água. Se você tem um frasco vaporizador (aqueles frascos usados por cabeleireiros), você pode tentar esguichar água no seu gato sempre que ele começar a arranhar a mobília. Tente fazer isso antes que ele comece a arranhar, mas se não for possível, esguiche de qualquer maneira quando ele estiver no meio da ação. Isso não vai machucá-lo, porém, vai ajudá-lo a associar arranhar uma peça da mobília com uma desagradável borrifada de água! Tome cuidado ao usar este borrifador, pois a ideia é somente afastá-lo do local naquele momento e não assustá-lo em demasia ou dar um banho fora de hora no animal.

Use uma mistura de óleo cítrico para deter o seu felino. Alguns gatos são repelidos pelo cheiro de óleo de laranja. Misture partes iguais, cerca de uma tampa cheia de óleo de eucalipto e óleo de laranja em um frasco de água. Você pode testar isso no seu animal, colocando uma pequena quantidade em um pano úmido perto do seu nariz. Também pode haver outros óleos perfumados que ele não goste, experimente alguns. Agite o frasco antes de cada utilização, já que o óleo e a água irão se separar após um curto período de tempo. Este método além de impedir o seu gato de destruir móveis ou paredes, dará a sua casa um odor agradável e perfumado também. 

Lembre-se que, em qualquer um dos casos, paciência deve sempre ser praticada.

5. Apare sempre as unhas do seu gatinho
Corte as unhas do seu gato frequentemente, especialmente quando o vê arranhando os móveis. As unhas curtas farão com que o ato de arranhar não seja tão gostoso nem necessário.

Uma vez que parte da razão para arranhar é aguçar e até mesmo regular o crescimento das garras, você pode ajudar cuidando regularmente das unhas do seu animal de estimação. Por incrível que pareça, os gatos precisam aparar as unhas frequentemente. Cortá-las evita grandes estragos nos móveis da casa e também ajuda ao próprio gato, evitando acidentes em que ele enrosque as unhas em algum lugar. 

A frequência varia de acordo com a raça, mas uma vez ao mês é suficiente. Uma boa prática é sempre aparar as unhas quando der banho. Você pode fazer isso usando cortadores de unha (nunca use cortadores de unha feitos para cães), no entanto, você deve saber a linha de corte correta para evitar ferir o seu animal. 

Se você não souber como apará-las, pergunte ao seu veterinário para lhe mostrar como fazer isso pela primeira vez, pois será fácil machucar o seu gatinho se você não souber o que você está fazendo. Um gato que não está acostumado a ter as garras aparadas pode se sentir um pouco incomodado inicialmente, porém, não desista e continue até que ele se acostume com isso. Mais uma vez, procure elogiá-lo ao aparar as suas garras para que ele saiba que você está cuidando dele. 

Seja paciente e compreensivo(a). Você ama o seu animal e a preciosa relação que vocês compartilham. Ele sabe quando você se importa e vai retribuir e fazer o seu melhor para agradar aos seus companheiros humanos, desde que ele sinta que está sendo apoiado e elogiado. Ao longo do tempo, com a prática repetida, o seu gato deve se acostumar a usar o poste e deixar os seus móveis em paz. 

Por fim, depois de entender porque os gatos arranham os móveis e ver que é possível evitar essa situação, confira as dicas do vídeo a seguir e veja como este gatinho adora arranhar.

https://www.youtube.com/watch?v=Ah1g4YEwtd4

Materiais Necessários 
* Poste arranhador 
* Erva-dos-gatos, essência ou óleo 
* Fita adesiva de dupla face 
* Brinquedos para gatos 
* Frasco vaporizador de água 
* Cobertor para usar ao aparar as unhas 
* Óleo de laranja (opcional)

Avisos 
* Nunca cubra o poste com o mesmo tapete que você usa no chão, ou com o mesmo tecido que reveste a mobília da casa. Se você fizer isso, você estará pedindo para ter problemas por associação. 

* Nunca grite com um gato. Isso só serve para enfraquecer o relacionamento, ele não vê isso como punição ou repreensão. Ele apenas vê isso como você agindo de uma forma barulhenta e brutal. A resposta natural a gritos é ele sair do seu caminho até que você se acalme, e depois continuar a fazer o que ele estava fazendo antes de você ter começado a gritar. 

* Alguns gatos podem não gostar de ter suas garras aparadas. Acostume o seu, mantendo-o em um dos seus braços, enquanto você apara as unhas com a outra mão. 

* Esqueça a ideia de ter as garras removidas (onicotomia) como uma resposta para salvar a sua mobília. Remoção de garras é um processo cruel que resulta essencialmente na remoção do mecanismo de defesa dos gatos, deixando-os fisicamente e emocionalmente aleijados. Um felino sem garras é incapaz de andar ou de se equilibrar corretamente, ele irá morder mais facilmente e mais frequentemente do que um gato com garras (porque os seus dentes são tudo o que lhe restou para se defender), e ele ficará nervoso e tenso sem a sua linha frontal de defesa, independentemente de sua condição de vida no interior ou exterior da casa. A operação em si é dolorosa, longa, e consiste, na verdade, de 10 amputações complexas e difíceis. Apesar desse procedimento ser permitido em vários países, muitos veterinários simplesmente se recusam a realizá-la como uma opção. No Brasil e na Inglaterra, tal prática é considerada desumana. 

Fontes:
WIKIHOW

Nenhum comentário:

Postar um comentário