terça-feira, 20 de junho de 2017

LINGUAGEM CORPORAL DOS GATOS

Resultado de imagem para postura corporal dos gatos

Enquanto os gatos podem parecer misteriosos para alguns, para outros, entendê-los é simplesmente uma questão de prestar atenção, observar a linguagem corporal e responder de acordo com ela. Os gatos usam várias formas para transmitir seus sentimentos, necessidades e desejos.

Os gatos conseguem comunicar-se de forma bastante eficaz, seja com humanos ou com outros da sua espécie. Estudos da inteligência em gatos têm demonstrado que tais animais são dotados de um aparato cognitivo capaz de lhes propiciar diversas ações, que podem ser compreendidas como sinais de inteligência. O cérebro destes animais apresenta estruturas complexas que possibilita-lhes desenvolver uma espécie de linguagem, comunicando-se por meio de miados, ronronares, bufos, gritos e linguagens corporais.

A avançada estrutura do cérebro faz com que esses felinos sejam frequentemente utilizados como animais experimentais, tendo em vista que esse órgão apresenta estrutura muito similar àquela observada no cérebro humano. Pesquisas indicam que, tanto no homem quanto no gato, o mesmo setor cerebral é o responsável pela existência de diferentes emoções.

Como os gatos usam suas caudas para se comunicar
Os gatos usam sua cauda para expressar suas emoções e se comunicar com outros gatos e homens também. 

Observar a posição da cauda de um gato é uma ótima maneira de decifrar como ele está se sentindo. Marilyn Krieger, Consultora Certificada de Comportamento do Gato, explica o que significa as diferentes posições da cauda na linguagem corporal do gato. 

Por exemplo, um gato abanando sua cauda, movendo rapidamente para frente e para trás, não é o mesmo que o gesto feliz de um cão abanando a sua. “Uma cauda com movimentos rápidos é um bom indicador de que um gato está agitado e deve ficar sozinho”, diz Krieger.

Aqui estão alguns exemplos de posturas de caudas, movimentos e expressões corporais, que ajudarão a entender melhor o seu gato.

 Se a cauda está solta e relaxada, o gato está tranquilo.

 Se a cauda está ligeiramente levantada e suavemente curvada, o gato está se interessando por algo.

 Se a cauda está ereta e a ponta virada, para frente ou para trás, o gato está muito interessado e amigável.

 Se a cauda está totalmente ereta e a ponta vertical, ele está oferecendo a sua amizade, uma saudação amistosa.

 Cauda ereta, balançando gentilmente, o gato demonstra afeição.

 Cauda no chão, mas a ponta se movimenta ocasionalmente. O gato está um pouco irritado ou pensativo.

 Cauda no chão, mas a ponta se movimenta rapidamente, indica que o gato está muito aborrecido.

 Se a cauda balança vigorosamente, de um lado para o outro, o gato está muito zangado.

 Cauda ereta e arrepiada, o gato está mostrando agressividade para outro gato.

 Cauda arqueada e arrepiada, demonstra que o gato pode atacar se for provocado.

 Cauda abaixada e arrepiada, o gato está com medo, assustado ou ameaçado, não está de bom humor e está tentando parecer maior e mais assustador do que é.

 Se a cauda está para cima levantada, cheia e grande, o gato está feliz, alegre e brincando.

 Cauda totalmente abaixada, entre as pernas. O gato está demonstrando submissão a outro gato.

 Cauda da gata virada para o lado, e parte posterior empinada, demonstra que a gata está no cio e pronta para acasalar.

linguagem corporal do gato

Como os gatos usam seus ouvidos para se comunicar
Outra boa maneira para avaliar o humor do gato é prestar atenção na posição das orelhas dele. A Sociedade Protetora dos Estados Unidos mostra dicas para decifrar a posição da orelha do seu gato.

* Orelhas para frente: um gato com orelhas ligeiramente para frente provavelmente está contente ou querendo brincar.
* Orelhas para cima: quando um gato está alerta, suas orelhas ficam para cima como sinal de atenção.
* Orelhas viradas para trás: cuidado com esse gatinho! Ele pode se sentir irritado se estimulado, por isso, é uma boa deixá-lo sozinho.
* Orelhas viradas lateralmente ou para trás: este gato está se sentindo nervoso ou preocupado com alguma coisa. Tome cuidado com um gato cujas orelhas estejam nesta posição.
* Orelhas para trás e achatadas contra a cabeça: este é um sinal claro que um gato está assustado e se sentindo na defensiva. Orelhas achatadas encostadas na cabeça também podem indicar um gato irritado ou agressivo. Em ambos os casos, as orelhas contra a cabeça significa não mexa com este cara!

Como os gatos usam seus olhos para se comunicar
Eles não só são lindos e hipnotizantes, mas os olhos de um gato podem oferecer todos os tipos de pistas sobre como ele está se sentindo sobre o mundo ao redor dele.

* Pupilas dilatadas: Pam Johnson-Bennett, especialista em comportamento de gatos, diz que a pupila de um gato pode se dilatar quando ele está surpreso, assustado ou estimulado.
* Pupilas apertadas: Johnson-Bennett adverte que pupilas apertadas podem significar que o seu gato está tenso ou possivelmente agressivo. “Evidentemente, a luz disponível deve ser levada em consideração”, diz ela.
* Olhos fixos: em seu livro, A Bíblia do Gato, a especialista em bichos Tracie Hotchner explica que uma olhada fixa para baixo provavelmente é um desafio para seu gato.
* Olhos piscando lentamente: por outro lado, afirma Hotchner, piscadas lentas é o oposto do olhar fixo. Isso indica que o seu gato se sente seguro, confortável e confia em vós.
* Olhos metade fechados: Hotchner diz que pálpebras caídas indicam um gatinho descontraído e confiante.

Muitas vezes um gato utilizará várias formas de linguagem corporal para mostrar seus sentimentos. Reserve um tempo para compreender as diferentes maneiras do seu gato se comunicar e você será capaz de decifrar melhor o seu humor e necessidades.

Fontes:
ENTENDA SEU GATO
BECO DOS GATOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário