terça-feira, 20 de junho de 2017

O CÉREBRO DOS GATOS PODE REALIZAR 170 MILHÕES DE OPERAÇÕES POR SEGUNDO

O cérebro dos gatos é comparativamente menores que os nossos
Em termos da proporção de massa cerebral para massa corporal, o cérebro de um gato absorve 0,9 por cento da massa corporal total. Os cérebros dos seres humanos ocupam cerca de 2 por cento da massa corporal total, e os cérebros dos cães ocupam cerca de 1,2 por cento. Mas quando se trata de inteligência, o tamanho importa muito menos do que outros fatores.

Foto: Univ.of Winsconsin-Madison Brain Collection

Impressionante! Além disso, o cérebro dos gatos têm outras características surpreendentes. Veja outras curiosidades sobre a memória dos felinos.

Estruturalmente, o cérebro dos gatos é mais complexo que os dos cães
O córtex cerebral é a área do cérebro responsável pelo pensamento e a tomada de decisão racional. Os córtex cerebrais dos gatos são muito mais complexos do que os dos cães, com quase 300 milhões de células nervosas, em comparação, com cerca de 160 milhões no cão.

Os gatos têm melhor memória de curto prazo do que cães
Em um experimento em que os gatos e os cães foram testados, para descobrir o quão bem eles poderiam se lembrar de onde os alimentos estavam ocultos, a memória de curto prazo dos gatos durou cerca de 16 horas, enquanto a dos cães só duraram cerca de cinco minutos.

Os pesquisadores não sabem quais espécies têm melhor memória de longo prazo
Embora os gatos não armazenem muita informação na memória de longo prazo, elas podem ficar por muitos anos. Uma vez que o córtex cerebral é responsável por armazenar a memória de longo prazo, pode-se argumentar que, sendo o córtex cerebral do gato mais complexo que do cão, ele provavelmente tenha uma melhor memória de longo prazo.

Gatos aprendem por observação
Se o seu gato observar você abrindo o armário por tempo suficiente, ele vai com certeza descobrir como fazer isso sozinho. Os gatinhos aprendem assistindo suas mães caçarem, comerem, se limparem, e assim por diante, e depois repetem o o comportamento até conseguir fazer igual.

Os gatos aprendem observando. Eles têm facilidade de imitar o que você faz.

A função cerebral dos gatos pode diminuir à medida que envelhecem
Ao envelhecer os gatos podem desenvolver uma condição semelhante à doença de Alzheimer em gatos. É a síndrome da disfunção cognitiva felina, causada pela deterioração do cérebro. Ela pode levar a sintomas como desorientação, depressão, eliminação inadequada e comportamento antissocial. Mas, assim como com os humanos, nem todos os gatos desenvolvem essa doença.

O cérebro dos gatos é muito mais potente do que um iPad
É isso mesmo. Você pode pensar que seu novo tablet é incrível, com poder de processamento, espaço de armazenamento e velocidade. Mas não se empolgue muito, porque o cérebro do seu gato pode ganhar dele.

Um iPad típico tem 60 gigabytes de espaço de armazenamento de dados, mas o cérebro dos gatos tem cerca de 91.000 gigabytes. Em termos de velocidade de processamento, o seu iPad faz cerca de 170 milhões de operações por segundo. O cérebro do seu gato, por outro lado, faz 6,1 trilhões de operações por segundo. Infelizmente, seu gato não possui acesso wi-fi e dados 4G.


Fonte: AKI É O BICHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário