Foi-se o tempo em que achavam que gatos não podiam tomar banho
Todos nós sabemos que os gatos além de serem animais de estimação muito independentes, são também muito asseados, o seu pêlo não tem mau odor e limpam-se sozinhos. Engana-se quem pensa que somente as lambidas são o suficiente para manter o gatinho livre da sujeira. Pelo menos uma vez ao mês, os felinos precisam ser banhados com muita água e sabão. Entenda sabão como xampu especial para gatos: neutro e hipoalergênico. “Como os gatos têm o olfato mais sensível que os cães, perfumes podem desencadear crises de asma ou bronquites”, diz a veterinária Fernanda Fragata, de São Paulo.
Pessoas acreditam que gatos não gostam de tomar banho, pois não sabem como dar banho neles. Não que adorem água, mas se forem acostumados desde pequenos e houver frequência, o banho pode se tornar uma experiência mais tranqüila (ainda que dificilmente será uma experiência agradável e divertida).
Mas, antes de ensaboar o bichinho, tenha a certeza de que ele aprovará os esguichos d'água. “Gatos que possuem esse hábito desde filhotes aceitam muito bem a higienização. Já se receberem os primeiros banhos somente na vida adulta, o proprietário deve ser paciente e acostumá-los gradativamente à limpeza”, completa Fernanda. “Desde que dados da forma correta, os banhos ajudam a evitar a proliferação de bactérias e fungos na pele do animal”, explica Tatiane Fernandes, médica veterinária.
Escolha um xampu apropriado para gatos, isto é importante para evitar alergias, além de deixá-lo com um cheiro muito bom. Pêlos claros merecem produtos com clareador óptico, ingrediente ativo que deixa a pelagem mais branca. “Já os pelos mais oleosos exigem banhos com adstringentes, que auxiliam na remoção da gordura”, diz Tatiane. Na dúvida, consulte com o seu veterinário sobre qual é o mais indicado para o seu gato.
Além de liminar a sujidade, restos pegajosos e qualquer outro resíduo em sua pele, o banho é um boa oportunidade para se certificar que o seu felino está saudável e em bom estado. Veja dicas e aprenda o passo-a-passo para deixar o seu gatinho limpo, cheiroso cheiroso e, principalmente, protegido contra parasitas.
Preparação do banho
Tenha à mão tudo o que precisa, cortador de unhas, escova, toalha, algodão e xampu especial para gatos (nunca use produtos para cachorros ou humanos) . Prepare a água a uma temperatura morna e que seja agradável para o animal.
Tenha à mão tudo o que precisa, cortador de unhas, escova, toalha, algodão e xampu especial para gatos (nunca use produtos para cachorros ou humanos) . Prepare a água a uma temperatura morna e que seja agradável para o animal.
1. Antes de lhe dar banho, corte suas unhas, para evitar (ou reduzir) possíveis arranhões. Escove os seus pêlos, para remover nós e dar carinho ao gato, acalmando-o. É muito importante que esteja calmo, pois se ambos estão nervosos poderá ocorrer um acidente. Coloque algodão nas suas orelhas, assim impedirá que a água entre nos seus ouvidos, o que poderá causar inflamações e complicações posteriores.
2. Caso opte por uma banheira ou bacia, coloque um tapete de borracha embaixo para que não corra o risco de escorregar. Encha-a, de forma que não fique muito cheia para não assustar o felino e evitar possíveis acidentes. A quantidade de água vai depender do tamanho do animal.
O maior cuidado provavelmente seja quanto à temperatura da água, pois ela deve estar morna, jamais muito quente e menos ainda gelada, já que a água gelada assusta o gato e a quente pode machucá-lo. Pense como se fosse dar banho em um bebê.
Momento do banho
Segure-o com cuidado e lave todo o seu corpo, tomando cuidado com os ouvidos.
3. Segurando o gato com cuidado e jamais apertando demais para não machucá-lo, passe a mão molhada por todo o seu corpo (exceto a cabeça, por enquanto) para que ele se acostume com a temperatura antes de entrar na água.
4. No momento de colocá-lo na banheira ou bacia, vá conversando com ele e fazendo cafuné. Veja, ainda, a posição que ele se sinta mais confortável, se é de pé, sobre as duas patas traseiras apenas, ou de quatro. Faça isso tudo calmamente, observando sempre a reação do gato.
Nunca coloque o seu gato de repente na banheira ou tente afundá-lo na água! Deve ir pouco a pouco, colocando-o na água lentamente. Deixe que o animal vá se habituando e mantenha-se firme, não há necessidade de ficar nervoso. Use as mãos, um copo plástico ou concha para despejar a água nele. Se for usar chuveirinho, muito cuidado e jamais jogue água no rosto, muito menos nos ouvidos, pois pode causar otite, além de deixá-lo irritado.
5. Molhe o gato começando sempre pelo seu corpo. A cabeça será a última coisa a molhar e a lavar. Aplique o xampu, sem exagerar, e esfregue cuidadosamente as mãos por todo o seu corpo, lavando patas, peito, costas, rabo, barriga, etc, como se estivesse a massagear, mas de maneira a que permita também que a sujidade saia do seu pêlo.
6. Deixe o xampu atuar o tempo indicado na embalagem, acariciando sempre o seu gato e fazendo-o sentir-se seguro. Aproveite este momento para molhar, pouco a pouco, a sua cabeça, depois retire o xampu, vertendo água lombo abaixo, certificando-se de que está livre de detritos, que mais tarde poderiam causar alergias e dores.
7. No momento de enxaguar a cabeça, use somente sua mão e tape os ouvidos do seu gato com muito cuidado. O ideal é enxaguar até três vezes o animal para eliminar qualquer resquício do produto.
O uso de condicionador é optativo e só deve ser considerado também caso o animal já esteja acostumado a tomar banho, pois o pelo vai demorar um pouco mais para se secar com o uso desse produto.
Depois do banho
Seque-o usando toalha e secador até que os pelos estejam bastante secos e soltos.
8. Após enxaguar bastante, retire o animal cuidadosamente e envolva em uma toalha. Se necessário, use 2 toalhas, uma para segurar e outra para enxugá-lo. Remova o máximo de água que puder, mas não a esfregue sobre o pêlo do animal, este movimento brusco poderá alterá-lo. Pressione bem a toalha delicadamente, com suavidade e palavras carinhosas para que o seu gato se sinta seguro. Isto ajudará a deixar a etapa do secador o mais curta possível.
9. Sempre use um secador, garantindo que os pêlos estejam secos até a raiz. De todas maneiras, fique atento: é bem provável que seu gato odeie o barulho do secador. Além disso, cuidado com a temperatura do ar quente, garanta que seu gato esteja a uma distância confortável (vá colocando sua mão junto a ele para sentir como está a temperatura).
Em casos de gatos com pelagem mais longa, é indicado que o uso de secador junto com uma escova para garantir que os pêlos estejam totalmente secos e livres de nós.
E então, agora que já viu passo-a-passo como dar banho em seu gatinho e conferiu dicas importantes, que tal deixar seu animal de estimação limpinho e cheiroso?
Algumas dicas podem ajudá-lo ainda mais, como começar aos poucos a acostumá-lo com o banho. Ao sentir ele nervoso, não o segure com força demasiada. É do instinto felino não ser dominado e ele pode se sentir acuado. Vá aos poucos, com calma.
Depois, veja o vídeo que mostra, na prática, como um gato pode gostar de tomar banho em casa.
https://www.youtube.com/watch?v=tScbASfWv7Y
https://www.youtube.com/watch?v=tScbASfWv7Y
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário