terça-feira, 2 de junho de 2015

POR QUE OS GATOS DORMEM TANTO?


Quem é dono de um felino ou é familiar com os hábitos desse animal já sabe que o sono dos bichanos é um tema que pode render muita discussão. Donos de hábitos noturnos, o que explica grande parte desse mistério, os felinos podem passar a noite toda em busca de novidades e atividades para se ocupar e, no entanto, durante o dia os gatos dormem por muitas e muitas horas a fio, chegando a preocupar seus tutores com tantas horas de sono e descanso. Mas se engana quem pensa que esse tempo todo de descanso ocorre de uma só vez, já que os felinos, na realidade, são capazes de tirar uma série de pequenos cochilos, mas não de adormecer totalmente por todo esse período.

Estudos revelam que os gatos alternam momentos de sono leve (cerca de 70% do tempo) com períodos de sono profundo, quando podem ser observados movimentos rápidos dos olhos - sigla REM, em inglês. Esse movimento, também presente no sono humano, é um indicativo de que os bichanos podem ter atividades oníricas, ou seja, sonhos. A maior parte dos especialistas acredita em tal hipótese e o fato de os gatos mexerem as patas e as unhas, agitarem as orelhas e fazerem estranhos ruídos na fase de sono REM seria evidência desses sonhos.

Obviamente, fatores como a raça, a idade, o estado de saúde e até o temperamento do animal também podem influenciar no nível e nas horas de sono de um felino, e assim como nós, humanos, o sono dos gatos também pode ser afetado pelas mudanças climáticas. Porém, mesmo vindo de uma origem mais selvagem e caçadora, os felinos tem uma grande capacidade de adaptação, e podem se condicionar a modificar parte dos seus hábitos de descanso para conseguir passar mais tempo com a sua família, se for do seu desejo.


Outro item que também pode causar mudanças no sono dos bichanos é a sua alimentação. Sabendo quais são os momentos em que recebe comida, o animal que vive dentro de casa acaba se ajustando à rotina de refeições da família, podendo acabar dormindo ainda mais em função disso, ao contrário dos felinos de rua que, justamente por precisarem se mexer para conseguir se alimentar, podem ficar acordados por mais tempo.

Gatos dormem 2/3 da sua vida, o que significa 16 horas por dia, ou mais! Isso é mais do que todos os mamíferos, exceto pelo gambá e por alguns tipos de morcegos. O que nos faz perguntar: por que gatos dormem tanto??

O ‘Cochilo do Gato’
A primeira coisa que você percebe é que gatos são mais ativos à noite, o que significa que eles dormem a maior parte do dia e quando começa a entardecer eles ‘pegam fogo’. Quando você leva um filhote para casa, verá que a maior parte das ‘peraltices’ acontece à noite, enquanto você está dormindo! Mas assim que ele terminar o café da manhã dele, e o resto do mundo estiver se preparando para entrar em ação, ele vai se enrolar em um cantinho e cair no sono.

Conservação de energia
Os cientistas ainda não conseguiram desvendar totalmente por que esses felinos passam pelo menos a metade do dia dormindo. Uma das hipóteses levantadas é o fato de os gatos serem, por natureza, caçadores. Naturalmente mais alertas e ativos durante a noite, os bichanos já nascem com uma fisiologia mais selvagem e que pode ser comparada a de um predador, e mesmo sendo domesticados, os sinais que incentivam o animal a descansar durante o dia e ir para a caça durante a noite seguem presentes. Assim, instintivamente, eles poupariam o máximo de energia para o momento de uma eventual caçada, mesmo que isso seja pouco provável na vida dos animais domesticados. 

Esse instinto caçador pode ser notado em muitos outros aspectos do comportamento e das atitudes de um felino, que vão além do sono, incluindo o estilo das brincadeiras que consideram favoritas e incluem atos como rastejar nas sombras; ficar a espreita do dono e até pular em cima de pessoas ou objetos sem aviso. Gastando energia com as brincadeiras do dia-a-dia, os felinos sentem a necessidade de descansar e guardar sua força para a caçada da noite, que mesmo que não ocorra terá o gato acordado e alerta.


E caçar a presa consome uma enorme quantidade de energia, ufa! Não importa se o seu gatinho está caçando um passarinho no jardim, ou atacando um ratinho de catnip na sala de estar, todas aquelas horas dormindo serviram para armazenar energia para correr, pular, escalar e caçar.

Sempre alerta…ou pelo menos a maior parte do tempo
Assim como os humanos, gatos ou cochilam ou dormem profundamente. É comum ver o seu gato cochilando (o que dura entre 15 e 30 min) com a cabeça erguida e as patas encolhidas sob o corpo, ou mesmo sentado, e nesse caso os músculos permanecem contraídos para mantê-lo na posição. Se for necessário, ele poderá entrar em ação em um piscar de olhos!

Os sentidos do gato continuam registrando sons e cheiros durante até 70% do tempo que ele dorme, assim ele consegue acordar rapidamente ao ouvir o barulhinho de um rato (ou a latinha de atum sendo aberta), ou sentir qualquer cheiro interessante. Ele acorda instantaneamente e antes de nos darmos conta já está correndo atrás do que o acordou. Quando o gato acorda naturalmente, ele pisca lentamente, boceja e se espreguiça todo…primeiro as patas de frente, depois as costas, e finalmente as patas de trás. Normalmente eles tomam um breve banho de língua logo que acordam…são muito limpinhos nossos peludos :-)

Durante o sono profundo, o corpo do gato relaxa, ele se estica todo e rola para o lado. Suas ondas cerebrais mudam e se tornam rápidas, e é muito difícil acordá-lo nessa fase. E é nessa fase que ele sonha! Sim, gatos também sonham, e apesar de não termos como saber com o que eles sonham, quando vemos os bigodes e patinhas se agitando no sono podemos supor que ele está sonhando que está caçando ou brincando! O sono profundo normalmente dura cerca de cinco minutos, depois do que o gato volta a cochilar. Esse padrão cochilo-sono profundo-cochilo continua até que ele acorde de vez.


Curiosamente, filhotes de até um mês de idade não cochilam, caem direto no sono profundo. Filhotes e gatos mais idosos costumam dormir mais do que o gato adulto.

Dias chuvosos
Gatos também sofrem influência do tempo, assim como nós. O comportamento dos gatos varia muito, dependendo da raça, idade, temperamento e estado geral de saúde. Mas não importa qual seja o comportamento usual do seu gato, observou-se que gatos dormem mais quando o tempo está propício para um bom cochilo. Mesmo que o seu gato fique exclusivamente dentro de casa, em dias frios ou chuvosos ele (e provavelmente você também) irá bocejar e dormir mais.

Que horas são?
Gatos são crepusculares, o que significa que são mais ativos ao entardecer e ao amanhecer. Durante o dia e nas horas mais escuras da noite, quando outros predadores estão circulando por aí, eles tendem a ficar mais quietos, mas alguns gatos podem ser bem ativos mesmo na calada da noite…especialmente filhotes! Apesar desses instintos, gatos também são muito sociáveis e adaptáveis, e isso quer dizer que seu gato estará disposto a ajustar os hábitos de sono para que possa passar mais tempo com aquele que ama – ou seja, você :-) Eles também irão ajustar o horário de sono para bater com o horário da alimentação, e é por isso que um gato que vive só dentro de casa e têm a alimentação garantida acaba dormindo mais do que gatos que vivem na rua e precisam caçar para se alimentar.


Não importa se o seu gato é um filhotinho bagunceiro ou um gato adulto, o seu nível de interação e atividade depende muito de ele estar constantemente recarregando as baterias.

E para quem é mais místico…
O relacionamento dos gatos com o sono é invejável. Em um minuto eles estão pulando e brincando, e no outro você olha e eles já estão dormindo, mesmo que sentados! Gatos se sentem seguros em si mesmos…são predadores extremamente eficientes, e se dão ao luxo de relaxar nessa confiança. Não é que eles neguem os riscos, mas aprenderam a relaxar apesar deles (hmmm…fica aí uma lição).

Como seres crepusculares, os gatos vivem na fronteira entre o dia e a noite, entre a vigília e o sono, e transitam livremente entre um e outro. Em um passado distante os druidas acreditavam que os gatos tinham poderes mágicos que facilitavam a passagem entre o mundo espiritual e o físico.

Acredita-se que os gatos conseguem detectar e absorver a energia negativa na nossa casa, seja ela de fonte elétrica, radioativa, doenças, etc., e ao fazer isso nos protegem dos efeitos ruins dessa energia. Para conseguir ‘processar’ toda essa energia negativa, eles precisam…dormir!


Não importa se os motivos são fisiológicos ou místicos… Gatos podem dormir um bocado, mas quando estão acordados, aproveitam cada segundo!

Outra curiosidade a respeito do descanso do animal é o estado de atenção conservado por ele. Mesmo dormindo, o bichano acorda rapidamente ao primeiro sinal de perigo. Talvez por isso, ao contrário de nós, os gatos não apaguem por longos períodos. Eles dormem curtos intervalos ao longo do dia, podendo totalizar em alguns casos mais de 16 horas de olhos fechados. Na média, porém, o descanso fica em 12 horas diárias. Parece muito, mas num ranking de sonecas, elaborado pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, o gato só aparece na 18a posição. 

Nem tão soneca assim O bichano tem fama, mas não está entre os primeiros no ranking dos dorminhocos. Confira quem são os reis do cochilo:

* Sapo-do-oeste (Bufo boreas): 14,6 horas horas de sono diárias
* Esquilo (Sciurus vulgaris): 14,9 horashoras de sono diárias
* Musaranho-da-árvore (Tupaia glis): 15,8 horas horas de sono diárias
* Tigre (Panthera tigris): 15,8 horas horas de sono diárias
* Bebê humano: 16 horas horas de sono diárias
* Macaco-da-noite (Aotus trivirgatus): 17 horas horas de sono diárias
* Cobra píton (Phyton sp.): 18 horas horas de sono diárias
* Gambá americano (Didelphis virginiana): 18 horas horas de sono diárias
* Tatu-canastra (Priodontes giganteus): 18,1 horas horas de sono diárias
* Morcego-marrom (Eptesicus fuscus): 19,9 horas horas de sono diárias


Fontes: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário