Olá pessoal, aqui quem escreve é a Marina, uma das mamães da Luciana. Quando nos deparamos com o problema da Lulu buscamos muitas orientações na internet, porém não encontramos quase nada, principalmente referido à filhotes. É por isso que venho através deste blog divulgar algumas dicas e cuidados para se ter com o seu bichinho que talvez sofra do mesmo problema.
1 - Esvaziamento da bexiga
Muitas vezes o animal paralítico não consegue urinar sozinho, por isso é preciso estimulá-lo ao menos 4 vezes ao dia. Esse estímulo pode ocorrer de duas maneiras:
* Com o polegar + os dedos indicador e médio forme uma letra U. Em seguida encaixe-os com as pontas entre as duas patinhas traseiras (na região das coxas) e massageie. As vezes demora um pouco, mas logo o gatinho começa a urinar. Mas atenção, a massagem não pode ser feita com muita força pois se a bexiga estiver muito cheia ela pode estourar.
* Com um pedaço de papel macio (senão pode assar o gatinho) massageie os órgãos genitais do gatinho. Logo ele começará a urinar.
2 - Defecando
Para facilitar que saia o cocô do seu gatinho uma dica é colocar um fio de azeite na ração que você irá servir ao seu bichinho.
3 - Fralda
Se o cocô do seu gatinho estiver bem firme, evite ao máximo colocar fraldas nele, pois é muito fácil de criar assaduras. Caso contrário toque as fraldas com bastante frequência, mantenha a região sempre seca procure passar talco antes de colocar a fralda e passe pomada para assadura quando começar a notar alguma vermelhidão.
Como fazer fraldas
* Para gatinhos filhotes você pode utilizar absorventes femininos para uso diário, para gatos maiores absorvente comum ou fraldas de pano, mas não tire a fita da parte adesiva, pois seu gatinho ficará grudando no absorvente. Com uma tesoura faça um furo para passar o gatinho do bebê e depois vista-o como se estivesse vestindo fralda em uma criança. Para segurar utilize fita crepe ou esparadrapo micropore em torno da cintura, mas nunca esparadrapo comum ou durex, eles irritam muito a pele do gatinho.
* Fralda de pano: corte um pano de algodão em uma tira retangular, de preferencia que dê para ficar duas dobras para aumentar a absorção, faça um furo para passar o rabinho e siga as instruções acima. A vantagem da fralda de pano é que ela pode ser mais larga o que evita o contato do esparadrapo com a pele, evitando irritações.
Também existem fraldas especificas para cães e gatos em petshop, mas não há para filhotinhos e o custo é bem alto.
4 - Exercícios de fisioterapia
Os exercícios de fisioterapia são de extrema importância para evitar o atrofiamento dos músculos, alguns exercícios de fisioterapia podem ser feito em casa:
* Exercício de alongamento: com o gatinho deitado segurando na ponta da patinha estique e contraia-a pelo menos 10 min duas vezes ao dia.
* Exercício de estímulo: corte uma tira de lençol bem comprida, passe-a de atravessado por debaixo da barriga do seu bichinho, como um balancinho, levante e vá andando, conforme o ritmo do animal, encostando levemente as patas traseiras no chão, esse exercício irá estimular o bichinho a apoiar as patinhas.
Pessoal essas dicas estão baseadas no caso da Luciana, creio que sirva para muitos bichinhos, porém é de extrema importância que seu bichinho tenha um acompanhamento profissional com algum veterinário de sua segurança.
Fonte: AMIGOS DA LUCIANA
Fonte: AMIGOS DA LUCIANA
Ajudou muito suas dicas. Tenho um filhote paraplégico e estava sem noção como ajudá-lo. Abraços !!!!
ResponderExcluirMais alguma dica de fisioterapia para os gatinhos ?
ResponderExcluirEstou com dificuldade para fazer minha gatinha urinar através da massagem
ResponderExcluirEla normalmente urina quando massageio a genitália dela, pois não dominó a tecntéc da massagem, e gostaria mto de um vídeo que pudesse ensinar a forma correta de fazer
Estou com dificuldade para fazer minha gatinha urinar através da massagem
ResponderExcluirEla normalmente urina quando massageio a genitália dela, pois não dominó a tecntéc da massagem, e gostaria mto de um vídeo que pudesse ensinar a forma correta de fazer
Nossa minuto obrigada pelas dicas... deus te abençoe. Saúde pra pra lulu
ResponderExcluir