sábado, 23 de maio de 2015

ETICAT - DICAS PARA EDUCAR SEUS GATOS


1. Não bata nele. Bater num gato não vai adiantar nada. Os gatos respondem a isso fugindo ou revidando. Fora isso, vai ser muito difícil de conseguir pegá-lo, se ele não o quiser...

2. Borrifadas. Esta é uma boa maneira de fazer com que seu gato pare de fazer algo: borrife-o com água. Faça de um jeito que a água saia como uma rajada fininha, bem nítida, para que o gatinho não pense que é uma brincadeira. Se não adiantar tente a próxima dica...

3. Barulhinhos. Um barulho alto pode ajudar. Coloque algumas moedas ou pedrinhas dentro de uma latinha e feche-a. Balance a lata, fazendo um barulho alto, sempre que o gatinho fizer algo errado (funciona com cães também). Ou então, faça outro barulho, como bater com uma régua em uma revista, por exemplo.

4. Seja Rápido. Não interessa a forma pela qual você vai fazer o seu gato se mancar; faça-a “exatamente no instante” em que ele começa a ação indesejada. Para conseguir isto, deixe seus instrumentos (borrifador, latinha, etc.) sempre à mão.

5. Não atormente, puna. O que você quer é criar uma associação negativa para deter futuros maus comportamentos. A água ou o barulho devem ser repentinos, mas breves. Só use o instrumento o tempo suficiente para que o gato pare o que está fazendo.

6. Não se desculpe. Depois que o gato parar de fazer o que estava fazendo, continue agindo normalmente. Não tente chegar perto dele e se desculpar, ou você vai confundí-lo. Também não fique bravo. Os gatos devem ser disciplinados de uma maneira calma.

7. Ofereça Alternativas. Disciplinar somente não funciona sempre com felinos. Por exemplo, você pode não conseguir fazer seu gato parar de arranhar os móveis, a menos que você dê a ele um arranha-gato. Para controlar outros problemas, tente analisar onde está o problema, e veja se você pode achar uma maneira de canalizar a energia para algo que não seja ruim, em vez de simplesmente dizer “não”.

8. Use Armadilhas. Você pode usar armadilhas que vão punir certos comportamentos quando você não estiver perto. Estas armadilhas devem surpreender, mas nunca machucar o gato. Por exemplo, coloque uma pilha de latinhas de refrigerante vazias em locais proibidos, para que caiam facilmente quando o Gato pular lá.

9. Resumindo: Procure sempre conhecer melhor os hábitos dos felinos antes de tentar educá-lo. Um gato nunca deixará de deitar no sofá mesmo que você utilize qualquer método, gatos não suportam locais frios, portanto, use sua sensibilidade para entender a razão pela qual não obteve êxito antes de culpar e punir o animal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário