Você tem um gatinho que, além de se lamber para manter sua higiene, lambe você e/ou outras pessoas da casa e até objetos? Veja na matéria abaixo, dicas importantes para observar se isso é normal ou pode indicar algum distúrbio no seu gatinho:
Às vezes, o gato lambe o seu tutor como uma mãe lambe os seus filhotes, demonstrando cuidado e afeto. Outras vezes, ele o lambe da mesma forma que ele lambe outros gatos para marcar território. E, dependendo do cenário, ele lambe até para mostrar que o tutor é um grande amigo.
Analisando como e quando o gato lambe seu tutor, é possível determinar o que ele está querendo comunicar.
Gatos lambem os seus tutores para construir e fortalecer laços sociais
Desde pequenos, os gatos são acostumados com lambidas, já que, ainda filhotes, são lambidos todos os dias pelas mães. Com isso, eles começam a explorar o mundo através da sua língua, e a higiene das lambidas é interpretada por eles como um sinal de carinho e proteção.
Ao lamber o tutor, o felino envia sinais de que está aceitando a relação e que o tutor pode interagir socialmente com ele, assim como eles também fazem com outros animais.
Às vezes, o gostinho do tutor é tão bom que o gato não consegue resistir
Gatos gostam de comidas salgadas e são atraídos pelo suor do tutor. É costume, por exemplo, muitos gatos lamberem seus tutores após estes voltarem da academia ou de uma corrida no parque.
Além do suor, loções hidrantes e sabonetes também atraem lambidas desses felinos. Isso pode explicar por que vários gatos lambem os seus tutores assim que os donos saem do banho.
Em alguns casos, lamber o tutor significa dizer, “você é meu”.
Marcar território com o xixi não é o único jeito de o gato mostrar o que pertence a ele; muitos fazem isso com lambidas, já que a saliva do gato possui partículas de odor.
Em vários casos, esse tipo de comportamento é aprendido com a mãe, que lambe os filhotes toda vez que ela os vê, de forma a deixar o seu cheiro neles.
É possível que esse comportamento se torne compulsivo, principalmente em casos que o gato se recusa parar e não se distrai com outras coisas. Nos casos em que o gato adquire o comportamento de lamber os seus tutores excessivamente, ele pode estar sinalizando alguma mudança em sua saúde. Por esse motivo, é importante encaminhá-lo a um veterinário.
Quando o gato te lambe e pede carinho, ele está gritando “eu te amo”!
Na maioria das vezes, o gato lambe seus tutores para demonstrar o quão protegido e confortável ele se sente com sua presença.
Nesse caso, ele conecta o banho de língua no tutor com os banhos de proteção que ganhava de sua mãe quando filhote, já que manter a higiene por lambidas é a maior demonstração de carinho dos felinos.
Gatos que lambem seus tutores e outros objetos da casa podem estar demonstrando estresse
Em casos extremos de ansiedade, os gatos lambem seus tutores para confortar-se do estresse que sentem. Eles também podem lamber, com frequência tecidos e plásticos.
Nesses casos, eles lambem os tutores não para demonstrar afeto, mas sim para se acalmarem. Gatos que foram tirados da mãe muito cedo tendem a lamber e chupar os dedos dos seus tutores quando filhotes para se acalmarem. Em diversos casos, esse comportamento continua quando o gato é adulto.
Como fazer o gato parar de lamber as pessoas?
Se as lambidas se tornarem muito intensas e fugirem do controle, talvez seja o momento de distrair o gato e ensiná-lo a não lamber.
Procure redirecionar a atenção do gato para alguns brinquedos, quando ele for te lamber. Brinquedos com catnip costumam ajudar nesse processo. Quando o gato brincar, ofereça petiscos ou carinho a ele. Porém, quando ele te lamber, simplesmente o ignore. Logo, ele buscará outras formas de te pedir e demonstrar carinho.
Treinar um gato que está acostumado a lamber a parar esse comportamento não é uma tarefa fácil, mas, com paciência, é possível. Nunca bata no animal ou empurre-o quando ele te lamber, pois, além de não ajudar a parar as lambidas, ainda pode estressar o animal.
Fonte: AMOR DE GATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário