Veja como entender o ronronar do seu gatinho e saber o que ele está querendo em cada momento
Quem gosta de gatos tem um cuidado todo especial com eles, e qualquer sinal diferente que o pet mostre causa muita preocupação em seu dono. Um sinal muito comum nos gatos, mas que deixa seus donos preocupados por não saberem ao certo o que significa, é o ronronar. Algumas pessoas acreditam no mito de que os bichanos que ronronam têm asma. Isso fez com que muitos “doassem” os seus animais com medo de adquirir tal doença. Mas por que gatos ronronam? O que significa, como interpretar?
Uma pessoa que tem um gato em casa sabe o quanto é bom e gostoso ouvir o ronronado do bichano. Durante esse ruído, é possível detectar a tranquilidade sonora e aconchegante, mais parecido com uma música de ninar (que para eles significa exatamente isso). Mas o ronronado não significa apenas paz e relaxamento. Muitos gatos ronronam para expressar outros sentimentos e mensagens, como dor e solidão.
Por que gatos ronronam?
Para os pequenos felinos, ronronar é um modo de expressão e pode significar relaxamento e felicidade ou dor e solidão. Segundo especialistas, uma das hipóteses para os gatos ronronarem é por causa de uma vibração no seu sistema circulatório. Isso ocorre com mais intensidade em uma veia bem larga que os bichanos possuem na região peitoral. Quando o pequeno felino contrai os músculos que estão em torno desse vaso, as vibrações intensificam-se pelo diafragma. É exatamente por isso que o peito do seu gato parece mais com um “motorzinho”.
Contudo, existem outras teorias. Uma delas é baseada na vibração das cordas vocais, durante o processo de respiração. A outra tese afirma que o ronronar é causado pela ressonância direta dos pulmões e impulsos rítmicos produzidos na laringe.
Essas vibrações podem também ser transmitidas pela traqueia até saírem pela cavidade sinusoidal (nos seios da face, mais perto do nariz) em forma de ronronar. Esse “barulhinho” é bem parecido também com um mantra que possui apenas uma consoante: “rrrr”.
Os gatos não são os únicos animais que ronronam, outros felinos também o fazem, como o lince e a jaguatirica. Porém isso não acontece com os felinos de grande porte, como os leões e os tigres. É necessário perceber que o ronronar acontece quando o ar é inspirado, diferente do que acontece no rugido, em que o ar é conduzido para o exterior.
O fato dos gatos ronronarem está ligado também ao seu estado emocional, só não é possível saber se este comportamento está ligado à ansiedade, satisfação, felicidade, alegria, medo ou a outras experiências desagradáveis. Eles também ronronam muito quando estão perto de outros gatos ou, no caso de filhotes, quando estão perto da mãe, especialmente no período da amamentação.
O ronronar do gato aparece quando ele puxa o ar para dentro, bem diferente do rugido que acontece quando o ar é expulso do corpo com bastante força. Um gato doméstico ronrona com uma frequência entre 22,4 a 30,2 hertz e esse ronronar pode ser ouvido apenas a curta distância em um som audível de timbre grave.
O que significa o ronronado do gato?
Há controvérsias sobre o verdadeiro significado, mas é basicamente uma maneira do felino comunicar-se com o seu dono ou entre os próprios felinos. Os gatos podem ronronar em diversas situações e por isso também é importante saber interpretar esse ronronado para entender o que o felino está querendo te dizer. Eles podem ronronar quando estão calmos e satisfeitos com alguma coisa, mas também pode ser em situações de aflição e dor. Há, ainda, aquele ronronado que acontece na presença de outros gatos ou até da mãe.
De forma geral, os gatos ronronam quando querem se comunicar, transmitir o que sente ou o que pretende. É um instinto de sobrevivência para dizer que estão sentindo ou querendo alguma coisa. Neste sentido, cabe ao homem identificar os sinais, que lhe permitem perceber o significado, do ronronar, do pequeno felino. Assim, se um cão comunica pelo ladrar e rosnar, um gato transmite emoções pelo ronronar.
Durante uma pesquisa realizada pelo médico veterinário e também autor do livro “The Cat’s Mind”, Bruce Floge pôde descobrir que o ronronado dos gatos é uma forma de comunicação, assim como o latido e o rosnado são para os cachorros. Segundo ele, quando filhote, o gato se comunica com a sua mãe, durante a amamentação, através do ronronado. Afinal, é impossível que o gatinho se alimente e mie ao mesmo tempo.
Como interpretar o ronronado?
Para saber o motivo do ronronado do gato, é preciso avaliar diversos detalhes de seu comportamento. Quando os gatos são mais velhos, o som indica prazer e conforto e, em alguns casos, também indicam que eles estão assustados, estressados ou doentes. Quando eles estão prestes a morrer, é comum ronronarem.
Quando estão em grupo, os gatos que passam por uma situação de estresse começam a ronronar como uma forma de confortar um ao outro, parecendo com os humanos que cantam para seus filhos antes de dormir. Já os gatos assustados e solitários podem ronronar como forma de demonstrar submissão, que não estão mal-intencionados e não oferecem risco aos demais, desejando assim, se aproximar para brincar ou interagir com os outros bichanos.
A forma de ronronar pode variar muito, principalmente porque está relacionada ao temperamento de cada gato, individualmente. É mais comum um gato ronronar quando está plenamente satisfeito, manifestando uma satisfação máxima. Existem gatos que fazem barulho e outros que só conseguimos saber que estão ronronando se sentirmos a sua respiração.
Sabendo que o seu gato ronrona ao receber carinho, como uma forma de demonstrar estar gostando, aproveite e faça mais carinhos em seu bichano. Se ele ronronar, você saberá o quanto ele gosta de você e porque está ronronando.
Matéria revisada por um profissional veterinário da Equipe AgendaPet.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário