
Para entender a importância da ração para a saúde do seu gato, pense que é dela que seu gato tira os nutrientes que precisa para se manter vivo. Basicamente, se a ração tem falta de algum nutriente, o corpo do seu gato terá falta dele também. Se a ração tem excesso de alguma coisa (tipo sal e corantes), o corpo do seu gato também terá excesso.
A curto prazo, o problema vai se contornando, o corpo se adapta… mas meses ou anos de uma dieta inadequada vão uma hora ou outra causar problemas, e só então o estrago que uma ração ruim faz fica evidente. Infelizmente, muitas vezes ele é irreversível e muitas vezes é descoberto tarde demais.
Prevenir é a melhor opção. E convenhamos que não é difícil, a ração já vem pronta, é só pegar o pacote certo na petshop. Então preste atenção aos erros abaixo para não cometê-los e… bon apetit para o seu amigo!
1. Escolher pelo preço

2. Ignorar os termos Premium e Super Premium

3. Acreditar na embalagem

4. Achar que grãos verdes são vegetais saudáveis

5. Achar que vegetais e cereais são saudáveis

OBS: A discussão se gatos domésticos podem ou não ser vegetarianos (com suplementação) tem bons argumentos para os dois lados mas não se encaixa no tema dessa matéria, fica para uma próxima!
6. Achar que sachê é mimo

7. Deixar o gato escolher

Por fim… não se esqueça das necessidades específicas do seu gato!
Filhotes, idosos, castrados, obesos, diabéticos… Existem gatos e gatos, cada um é único e tem necessidades específicas. Elabore uma dieta equilibrada e especial junto com o veterinário do seu amigo!
Fotos:
1 e 2. Bjorn Hermans
3. Dave 77459
5. Cloudtail
Fonte: GATINHO BRANCO
Nenhum comentário:
Postar um comentário