quinta-feira, 28 de maio de 2015

A FASCINANTE GENÉTICA DA COR DOS GATOS

Gatas laranjas e pretas (escaminhas) são sempre fêmeas 

Salvo raras exceções, gatos com três colorações são fêmeas. Mas você sabe o porquê?

Só que preto e laranja são duas cores, cadê o branco? Aí que a coisa fica mais complexa ainda. O branco está em outro cromossomo, totalmente separado! E por incrível que pareça, existem três genes para pêlos brancos: um gene para manchas brancas (S/s), um gene para gatos brancos (W/w) e um gene para albinismo (C/c). 

Um gato com gene de pêlos pretos e gene de manchas brancas é um gato “frajola” – preto com branco. Uma gata com genes pretos em um X, genes laranjas no outro X e genes de manchas brancas em outro cromossomo é uma gata… tricolor!

Essa é uma tricolor.
Você já tinha imaginado o quanto era complexa a coloração delas?

Cada gato tem 19 pares de cromossomos, quatro a menos do que um humano (23). Cada cromossomo carrega determinados genes, que estabelecerá na formação do novo indivíduo, regras de dominância entre eles e as características que estes apresentarão.

Preto e vermelho
As cores preto e vermelho da pelagem dos gatos é definida por genes presentes no cromossomo sexual X. Cada gato recebe um par de genes relativos à cor, que podem ser do tipo dominante ou recessivo.

O gene que determina se um gato vai ser preto ou vermelho está no cromossomo X. Portanto, como os machos são XY, eles só têm um X então, só podem ser pretos ou vermelhos. Exceto em 0,03% das situações em que apresentam uma anomalia cromossômica como a Síndrome de Klinefelter, o Quimerismo ou o Mosaicismo, ou seja, realmente existem gatos tricolores machos! Isto ocorre em cerca de uma vez a cada 3.000 nascimentos de gatos tricolores. Somente 1 em 10.000 indivíduos tricolores machos, será fértil.

O preto possui seis tonalidades (preto puro, azul, chocolate, canela, lilás e castanho claro ou fulvo) e o vermelho, duas (vermelho puro e creme). Sendo assim, as três cores básicas e suas diluições formam todas as possíveis colorações dos gatos.

Se a fêmea for heterozigota, ou seja, se ela tiver somente um X para vermelho e o outro não, ela poderá ser vermelha, escama de tartaruga ou tricolor (preto, branco, vermelho). Se a fêmea for  homozigota para vermelho, ou seja, apresentar o gene para o pelo vermelho nos dois X, então ela será vermelha. Estatisticamente, existe 1 fêmea vermelha para cada 3 machos vermelhos.

O alelo para a pelagem vermelha é dominante em relação ao alelo para pelagem preta. Porém é possível que as fêmeas apresentem as duas cores concomitantemente e esse fenômeno pode ser explicado pela Hipótese de Mary Lyon.

Branco
O gene para a coloração branca é autossômico e não ligado ao X, como no vermelho e no preto. Além disso, ele é epistático dominante tanto para manchas brancas (S), como para o branco total (W), ou seja, quando presente inibe o aparecimento da cor. 

Ou seja, tanto um gato com genes pretos e uma gata com genética tricolor serão totalmente brancos se tiverem o gene dominante de pêlos brancos (W). Esse gene faz com que o gato produza pouquíssimos melancócitos, que conferem a cor ao pelo, então não importa se ele seria laranja ou preto, a cor não será produzida e ele será um gato branco! No albinismo, não há produção desse pigmento pelas células.

Salienta-se que na coloração dos pelos dos gatos, o branco é a ausência de cor. No albinismo (C) ele é recessivo.

O gene para o branco é associado à surdez, se este branco atinge as orelhas. A surdez pode ser bilateral e é causada por uma degeneração da cóclea no ouvido interno, que tem início alguns dias após o nascimento (Síndrome de Waardenburg). Somente os gatos que apresentam o gene da surdez, chamado de alelo w, são surdos.

Gatos brancos que possuem os dois olhos azuis apresentam de 65% a 85% de chance de serem surdos. Quando possuem somente um olho azul (gato de olho ímpar/odd-eyed), a probabilidade é de 30% a 40%. E se tiverem olhos de outra cor, a possibilidade de serem surdos cai para 17% a 22%.

A surdez somente dificulta a segurança do animal doméstico. Para ele não é recomendável sair sem a presença de um tutor, já que não conseguirá ouvir ruídos de carros, buzinas, etc.

Manchas brancas
Frequentemente, os gatos brancos apresentam um sinal colorido na pelagem da cabeça quando nascem, que representa a cor real de sua pelagem. No entanto, esta mancha desaparece com o passar do tempo.

Manchas brancas são muito comuns e variáveis. Podem se restringir apenas aos dedos, pés, pernas, nariz, queixo, barriga, peito, até uma grande mancha abrangendo várias partes do corpo ao mesmo tempo. As manchas brancas apresentam um grau variável de dominância. Geralmente gatos homozigotos para branco, costumam ter mais branco do que os heterozigotos, mas há outros genes que influenciam isso.

Alguns gatos apresentam apenas o tigrado na cabeça e rabo e o restante branco. Acreditam ser um branco malhado, porém na realidade eles são tigrados malhados de branco, já que o gene branco é que esconde o tigrado. Gatos brancos podem apresentar manchas brancas, só que estas ficam invisíveis.

Albinismo
O gene de albinismo estrito implica na completa perda da função da enzima tirosinase, que é um elemento fundamental para a produção de cor. Gatos albinos possuem pelos 100% brancos, a pele rosada sem nenhuma mancha ou pinta, tanto seu nariz, como as almofadas das patas, o interno de suas orelhas, os lábios e as pálpebras também serão rosados. Seus olhos também podem ser rosados ou em um tom de azul e verde muito claro.

E tem mais. O gene de albinismo é diferente do gene branco, ele tem a ver com uma enzima chamada tirosinase, que é um elemento fundamental para a produção de cor. Isso faz com que gatos albinos ou sejam 100% brancos e de olhos rosados, ou siameses.

Então siameses são albinos? Sim, eles têm um tipo de albinismo. Surpreendente não é? O que acontece com os siameses, e alguns outros gatos, é que a enzima que produz cor depende da temperatura do corpo. Então nas extremidades (patas, rosto, orelhas e rabo) o organismo produz mais cor e a região fica escura. No resto do corpo, que é mais quente, a cor é mais fraca.

A cor dos siameses é determinada pelo gene de albinismo

E gatos rajados? Tigrados? Marrons? Desbotados? E o pêlo comprido dos persas? Mais genes! Muitos, muitos outros genes! Milhares de genes, e bilhões de combinações. E se a coisa já está confusa até aqui… é melhor deixar o resto para outra matéria.

Ragdolls podem parecer ter três cores, mas na verdade esse moço (sim, macho) da foto tem UMA cor: preto – no gene X, que varia em tons de marrom. E tem gene de manchas brancas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário